13 de set. de 2016

Áudio inédito de Tolkien liberado para dowload


Estava esperando o Tolkien Brasil confirmar isso para poder postar aqui. Foi liberado para download um arquivo de áudio inédito pela rádio BBC. Sobre o arquivo, a descrição da rádio (traduzida pelo site Tolkien Brasil):

J. R. R. Tolkien, enquanto o acadêmico de Oxford Dr. Stuart Lee descobre as partes cortadas nunca transmitidas de uma entrevista dada pelo autor.
Tolkien deu a entrevista para um filme da BBC em 1968, mas apenas uma pequena parte dele foi utilizada no programa transmitido. Foi apenas um punhado de entrevistas que ele concedeu, e aconteceu de serem suas últimas.
A busca impetuosa do Dr. Lee o leva às profundezas dos arquivos de filmes da BBC e de volta ao “making of” do filme original de Tolkien em Oxford.
Para o diretor Leslie Megahey, apenas 23 na época, este foi o primeiro filme e aquele que lançou uma prestigiosa carreira. O programa o reúne a outros três – o pesquisador Patrick O´Sullivan, o fã de Tolkien Michael Hebbert, e o crítico Valentine Cunningham, que descreve como ele foi trazido para ser a voz da dissidência desafiando o culto crescente a Tolkien que vinha sendo difundido na América.
O que emerge é uma imagem de um acadêmico divertido, cuja ficção era pouco respeitada por adultos na época e desmerecida como uma forma inferior de literatura. Mas ele é robustamente defendido pelo Professor Tom Shippey e relembrado afetuosamente por seu colega Dr. Roger Highfield.
Stuart Lee apresenta os resultados de sua busca nos arquivos para a Dr. Dimitra Fimi, que considera quaisquer novas palavras vindas da boca de Tolkien como “ouro”. Enquanto para o Dr. Lee, o verdadeiro tesouro do dragão é o privilégio de ouvir Tolkien de uma forma relaxada refletindo sobre sua vida como nunca antes.
Produtores: Anna Scott-Brown e Adam Fowler.
Produzido para BBC Radio 4.

Para fazer o download, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário