2 de jul. de 2012

Jane Austen (Álvaro Pina)



Título: Jane Austen
Autor: Álvaro Pina
Editora Colibri, 320p.

O primeiro volume é dedicado ao estudo de Jane Austen, a romancista a quem se deve a primeira grande realização artística e estética no romance inglês - a grande realização que torna o romance inglês um campo de estudo e investigação ímpar nos quadros da literatura inglesa e identifica uma diagnose civilizacional e cultural insubstituível.

O autor analisa o panorama histórico-político em que Jane Austen viveu, a sociedade e cultura, esboçando um pequeno panorama da vida nas cidades e propriedades rurais. Um pequeno capítulo dessa primeira parte é dedicado ao esboço do mundo feminino retratado nas obras de Jane Austen. Em seguida, Pina fala da autora como romancista e dos traços do seu romance. Nos capítulos seguintes, o autor analisa cada uma das obras de Jane Austen do ponto de vista da narrativa e do romance enquanto gênero literário.

Esse livro é excelente. Além de analisar cada aspecto do contexto histórico em que a autora viveu, também analisa cada uma das obras. A melhor parte é sobre Northanger Abbey, porque análise me fez entender o livro, o único que eu nunca gostei de Jane. Muito recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário