15 de dez. de 2010

Confissões literárias

O que você está lendo? Coração de Tinta, de Cornelia Funke.

Escritor(a): Não tem como escolher só um dos dois. Jane Austen e J.R.R. Tolkien.

Um livro marcante: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien.

Um herói da literatura: Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito.

Uma heroína da literatura: Lizzie Bennet, de Orgulho e Preconceito.

Um personagem de dá vontade de esganar: Bella Swan (saga Crepúsculo).
Defeito literário imperdoável: Erros de português. Simplesmente não dá pra ler o livro.

O melhor começo: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Um ótimo começo para uma saga infantil.

O melhor fim: O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. A Terra-média fica livre do Senhor do Escuro, os hobbits salvam o Condado, Arwen Evenstar se casa com Aragorn Elessar. Apesar da partida dos elfos e de Gandalf para Valinor, um dos acontecimentos mais tristes do livro, o final é muito bonito.

Um título criativo: O Silmarillion. Estou estudando Tolkien e é enlouquecedor a quantidade de informação que essa única palavra contém que mostra ao leitor o enredo principal da história. Tá certo que um título tem essa finalidade, mas Tolkien aprimorou muito mais essa finalidade com os títulos de todos os seus livros.

Uma bela capa: Totalmente dividida entre a pintura de Franz Xavier Winterhalter para Orgulho e Preconceito, Emma e Razão e Sensibilidade (Jane Austen) e a capa de Alan Lee para Os Filhos de Húrin (J.R.R. Tolkien).

Uma decepção literária: Crepúsculo. Não muito toda a saga, mais o último livro. Queria um final totalmente diferente.

Uma surpresa literária: Eragon. Apesar de muita gente discordar, adoro essa série. Adoro o dragão Saphira e lamento não terem feito filmes dos outros livros, porque adoraria ver os dragões Thor e Glader.

Autor (a) que a maioria ama, menos você: Stephenie Meyer. Achava ela legal até o último livro.

Ler é: adquirir conhecimento, dar asas à imaginação.

Recomende um blog sobre livros e leituras: Lost in Chick Lit. Adoro! As meninas fazem resenhas, fornecem sugestões e fazem sorteios.

Um comentário:

  1. Olá ! Estou lendo O Silmarillion, e to pasmaaa com a quantidade de informações que um livro apenas passa...tenho que voltar seguidamente pra pg anterior para ver quem é mesmo esse ser?? A criatividade de Tolkien é incrível !! Apesar de não ser a melhor pessoa para falar sobre isso..para mim é difícil encontrar um autor que tenha tanta criatividade.. Abraços :)

    ResponderExcluir