9 de fev. de 2010

Diga NÃO ao plágio!!!!!!




Divulgando um comunicado postado pela Vivi no Romance Gracinha e a opinião dela sobre o assunto.

A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web. O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o “Nossos Romances”, foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.

Plágio 1
http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio1.jpg

Plágio 2
http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio2.jpg

Plágio 3
http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio3.jpg

Plágio 4
http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio4.jpg

Plágio 5
http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio5.jpg

Plágio 6
http://i630.photobucket.com/albums/uu30/blogtonks71/plgio6.jpg

As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio. O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.

Opinião da Vivi sobre o ocorrido:

"Engajei-me na blogagem coletiva por acreditar em tais ideais e, em igual medida, em solidariedade a Lili, dona por direito e excelência do blog Nossos Romances, que foi mais uma vítima da vilania e mesquinharia dos que sugam a energia vital dos que pensam e constroem com autenticidade. Escrevo agora tomada de indignação e tristeza porque a Lili com o seu excelente blog foi um dos agentes determinantes da existência do Romance Gracinha. Vê-la passando por tal situação me fere muitíssimo. Não se enganem! Caso como esses afetam a todos, pois a perda é coletiva. Perdemos em qualidade, perdemos em inspiração. Tenho plena consciência de que a questão do plágio, em razão de seu caráter complexo, não se esgota no que digo aqui. Também não me coloco na posição de ser a epítome da perfeição e acima de qualquer correção com relação ao assunto. Reconheço que tenho muito a aprender sobre. Mas, isso não me deixa menos avalizada para registrar o meu manifesto em prol da originalidade expresso nas palavras bem ditas da blogagem coletiva acima. Quem se sentir compelido a participar da causa, divulgue essa blogagem. Nós agradecemos."

Fui no blog Nossos Romances e é claro que a Lili estava furiosa. Também, quem não ficaria? Nem sei o que faria no lugar dela. Agora, perguntem: por que eu citei o comentário da Vivi? Eu respondo: por que ela expressa EXATAMENTE a indignação que eu senti ao ler a notícia e constatar da veracidade dela. Isso é muita sujeira!!!!!!!!! A internet é um meio de comunicação muito eficiente, mas as pessoas utilizam-se dele da pior maneira possível. Nesse caso, através do plágio, o(a) mentiroso(a) nem se toca de que pode ser descoberto. Ou seja, ele (a) não tem inteligência pra criar seu próprio blog, nem para perceber que pode ser descoberto!!!!! Fala sério, não é??????
Deixo aqui meu comentário sobre o assunto. Me solidarizo com a Lili e espero que o "esperto(a)" se toque e que, graças a divulgação dessa causa, os aparecimentos desses sem-noção virtuais diminuam!

Um comentário:

  1. Obrigada pelo apoio, Natallie. Endosso todas as suas palavras.

    Beijos
    Vivi

    ResponderExcluir